top of page
GTP 1.png

O que os mestres do GETEPE acharam da prova? Soldado PMESP

Atualizado: 20 de fev.

Concurso de Soldado da PM-SP do dia 16/02.


A prova surpreendeu? Veja a avaliação dos nossos mestres sobre o exame!


MATEMÁTICA - PROFESSOR JOSELIAS

as questões de matemática do concurso da PM SP 2025 - FGV.

Foram 60% (9 questões) fáceis, e 40%(6 questões) difíceis.

Havia uma questão que necessitava de uma noção de raciocínio lógico.

Os alunos preparados devem ter acertado pelo menos 9 questões. A FGV destaca a necessidade de um estudo mais detalhado em matemática e raciocínio crítico


GEOGRAFIA - PROFESSOR RENATO

A prova de Geografia se mostrou complexa, no que diz respeito ao forte diálogo com Atualidades. Houve forte ênfase em questões relacionadas à urbanização e suas consequências. Seja do ponto de vista dos impactos ambientais, seja de relações focadas na ocupação capitalista do espaço. A Geopolítica também apareceu com força, exigindo um conhecimento acerca das discussões mais prementes no âmbito contemporâneo, como nexos econômicos e entendimento do Mundo globalizado e suas intercorrências na vida de todos


PORTUGUÊS – PROFESSORA SÔNIA

A prova de Língua Portuguesa e Interpretação de textos foi elaborada dentro dos padrões da FGV. Causou estranheza a ausência de textos mais longos com as respectivas questões de interpretação. Algumas questões, de forma geral, bastante simples. Outras, de média complexidade, exigiam do candidato atenção ao comando e conhecimento.


ATUALIDADES – PROFESSOR  XANDÃO

Sobre a prova de Atualidades que a FGV fez para a PMSP no domingo passado tem essas características.

Diferente da VUNESP, a GV não deixou muito clara a distinção entre matérias na parte de Conhecimentos Gerais.

A partir da sequência de questões de Geografia, após a questão 40 ,por ali, se encaminha para a parte final ,onde virão questões de Atualidades.

Na tradição da prova, são sempre três, como indica o Edital

Olhando na prova do modelo que temos, as questões seriam 47,49 e 50

Não vêm exatamente em sequência e deixam dúvidas se haveria mais de uma questão para Atualidades. A questão que menciona os BRICS ,além da outra, anterior que aborda a diferença entre Periferias e o centro, podem ser interpretadas tanto como Geografia, quanto Atualidades.

Mas, entendo que IA e Deepfake, mais a questão do Acordo de Paris e a que aborda o vício dos Jogos é Apostas, são típicas da atualidade. Estão em alta, nas redes e imprensa,  devido às eleições americanas, o fato mencionado que envolveu pessoas públicas e a discussão sobre regulação ou não da Internet, também relacionados à "onda Trump".

Enfim, prevaleceram questões que se encaixam no que chamo "acontecimentos de longa duração", nas Atualidades.

 

HISTÓRIA - PROFESSOR  ZAVO

A prova de História para concurso de Soldado da Polícia Militar de São Paulo de 2025 foi uma prova padrão, um padrão bem conhecido da FGV, o que para alguns pode se tornar algo acima da média, pois se trata questões mais diretas e que exploram o conhecimento dos candidatos de maneira direta.

Analisando a prova amarela (tipo 3) disponível em anexo.

A Questão 36. Era Vargas, foi uma questão mediana, o candidato deveria ligar o assunto de Era Vargas com um todo sobre esse período e fazer as eliminações das alternativas erradas, conforme o gabarito oficial a alternativa correta é a letra E.

A questão 37. Explorou o tema de Período Militar, mas especificamente os movimentos sociais do processo de redemocratização, o que entra na ideia de abertura política e fim do regime. A questão explorou imagem e texto de suporte, o que com análise de contexto histórico chegaríamos na resposta dentro de assertivas (I, II, III), no qual estaria certa somente a assertiva I, dando como única resposta certa a alternativa A.

A questão 38. Questão com a temática da Primeira Guerra Mundial, no qual a forma de expor as assertivas pela FGV foi de elevar verdadeiras ou falsas para ser analisadas, dentro de uma ideia de antecedentes que levaram ao conflito mundial, a resposta correta foi a alternativa A.

A questão 39. A FGV explorou um tema que fazia algumas provas que não vinha na pauta, o Nazifascismo. Com texto para serem lidos e interpretados essa questão explorou a análise de leitura e interpretação de textos sobre uma temática histórica. Questão supertranquila de ser realizada. Reposta, alternativa C.

A questão 40. As Constituições Republicas sempre presente nas provas de Soldado estiveram nessa prova, a FGV escolheu fazer uma pergunta sobre a Constituição de 1891, não tão recorrente, mas não tão difícil, bastava lembrar que essa foi nossa primeira constituição republicana e que nela inaugurava o Estado Laico no Brasil. Reposta D.

De uma maneira geral, foi uma prova de nível fácil, direta, clara e sem margem para dualidade de alternativas. A FGV colocou em suas questões a sua marca de padrões de perguntas, assertivas numéricas romanas (I, II, III, IV), assertivas verdadeiro ou falso, questões com textos e questões totalmente 8 X 80, quem sabia respondia, quem não sabia teria problemas. Particularmente acho que a FGV contempla o padrão de candidato que estuda, privilegia quem sabe, não há espaço para achismos, mas pra certeza. Espero que tenham ido bem!


ADM PUBLICA – PROFESSOR  VICTOR PAULO

Prova extremamente difícil em algumas matérias. Subiu a régua e há um prenúncio do curso superior ser exigido futuramente.

Das 5 questões pedidas, 4 delas havíamos falado numa aula de revisão na semana anterior em todas as portas.

FGV mais uma vez surpreendeu positivamente com o nível de inteligência na parte de Direito Constitucional e Legislação Especial

 

INFORMÁTICA PROFESSOR  JUVENAL

Na minha avaliação, a prova foi dentro do esperado para o nível dos anos anteriores,  embora tendo cobrado pouquíssima coisa em relação ao que está no edital

Pela quantidade de conteúdo q fizeram os candidatos estudarem, o mínimo era pelo menos ter mais questões de V ou F para contemplar mais coisas


 
 
 

Comments


bottom of page